Arquitetura

O papel da tecnologia na arquitetura do século XXI

Foto de uma casa representando o papel da tecnologia na arquitetura, com sala, cozinha e quarto integrados.

Estamos em 2024 e a cada instante surgem novidades nas áreas de tecnologia e IA (inteligência artificial), e nos ramos da construção e design as mudanças já estão em prática, graças à tecnologia na arquitetura e engenharia civil.

A necessidade premente de menores quantidades de resíduos, redução de extração de matéria prima e dos custos têm como aliada a tecnologia na arquitetura, que já apresenta diversos recursos na criação de projetos de construção, décor e reformas.

Para deixar você atualizado sobre o tema, vamos debater sobre os benefícios das inovações tecnológicas na arquitetura, mostrar como ela permeia esse universo de engenharia e urbanismo, e contar como a inteligência artificial já está presente no campo arquitetônico.

O que é tecnologia na arquitetura?

Nos ramos de construção, reformas e decoração, a arquitetura tecnológica tem como preceitos a busca por incorporar a criação de processos e automatização ao projeto, visando uma entrega de qualidade, com menor custos, menos matéria prima extraída, menos quantidade de resíduos dispensados e com as inovações tecnológicas que impactam de forma positiva a vida dos seus clientes e o meio ambiente.

A tecnologia representa papel fundamental nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, trazendo inovações aos projetos e oferecendo alternativas alinhadas aos novos desafios apresentados pelas demandas da arquitetura contemporânea.

A tecnologia arquitetônica tem como materiais de estudo a produção e desempenho das construções, bem como a anatomia e fisiologia das edificações. Sua meta é a aceleração da entrega de um projeto, dando ênfase a gestão, uso de matéria prima de ponta e automatização dos processos, sem esquecer das questões ambientais e financeiras.

Inovações da tecnologia na arquitetura

Na área da arquitetura a tecnologia se tornou grande parceira na hora de dar início aos projetos. o Método BIM (Building Information Modeling) que permite às diferentes áreas da construção, arquitetura e urbanismo  acesso ao projeto, com a possibilidade de implementar mudanças de forma colaborativa, é um dos recursos tecnológicos bastante utilizados.

Os projetos em 3D oferecem uma nova possibilidade de demonstração e visualização da obra de forma completa, interior e exterior. Na construção de unidades residenciais ou corporativas sob demanda também existe grande participação da tecnologia arquitetônica, desde a criação do projeto, passando pela visualização tridimensional, à escolha de materiais mais sustentáveis

A tecnologia permite aos arquitetos uma nova maneira de atuação, já que é possível, graças aos recursos tecnológicos, otimizar os processos de trabalho, reduzir a repetição e diminuir a margem de erros. A utilização de novos tipos de materiais que sejam mais resistentes e ainda assim flexíveis, e que causem menos impacto ambiental é uma busca constante da tecnologia arquitetônica e de construção.

A Importância da tecnologia na arquitetura contemporânea 

O ramo da arquitetura, construção e design em geral, são amplamente beneficiados com as inovações tecnológicas. Além de tornar projetos arquitetônicos mais acessíveis em função da redução dos custos envolvidos, através da automatização se torna possível pôr em prática um projeto com riscos reduzidos para os colaboradores.

Os profissionais da área precisam estar em constante atualização com as ferramentas tecnológicas, para poder lançar mão dos melhores recursos por elas oferecidos.

A arquitetura sob demanda se utiliza de inovações tecnológicas para o desenvolvimento de projetos que sejam mais completos. Que aproveitem da melhor forma os recursos naturais da região a ser construída, como vento, água da chuva e iluminação natural. O uso de placas solares já é uma realidade em muitos lares e empresas no país. 

Modelagem 3D na arquitetura

Imagine conseguir visualizar um projeto que está na fase inicial de construção já pronto, e em diferentes ângulos? Através da tecnologia 3D esse tipo de visualização é possível, o que não só contribui no trabalho dos envolvidos no desenvolvimento do projeto, mas também a vender, apresentar para futuros investidores e para a própria equipe. O uso da fabricação robótica de das impressoras de 3D para composição de peças e componentes pilotos para posterior fabricação, gera melhoria no tempo de entrega e reduz a margem de erros.

Inteligência artificial (IA) na arquitetura

Projetos podem ser desenvolvidos do zero com auxílio da inteligência artificial na parte de cálculos, escolha do local mais adequado para a construção, busca por materiais sustentáveis, entre outras inúmeras funcionalidades já utilizadas pela arquitetura e construção. Se o projeto visa, por exemplo, ter estações de metrô, rede de comércio específica e serviços, através da inteligência artificial é possível localizar áreas disponíveis para construir com essas características.

A criação de espaços inteligentes e sustentáveis virou palavra de ordem. Aparelhos que possam ser controlados a distância, com acionamento ou desligamento por voz, temporizador ou controles. Eletrônicos que ofereçam sugestões de podcasts, músicas, filmes, séries e programas de acordo com seu gosto. As casas hoje são projetadas não apenas para abrigar seus moradores, mas para que seja possível a interação com eles através da IoT (Internet of Things) ou internet das coisas.

Gestão inteligente de edifícios com a tecnologia 

Uma das maiores produtoras de resíduos do planeta é a indústria da construção civil. Mas, com o uso de ferramentas tecnológicas já é possível reduzir esse excesso de rejeitos e ainda diminuir também a emissão de carbono.

A questão da energia elétrica através de placas fotovoltaicas está cada vez mais presente em condomínios e casas, e o benefício é conquistado em duplicidade, já que ameniza os custos com as contas de luz e diminui o impacto ambiental. Tudo feito através de um sistema digital, e ainda é possível acompanhar a produção e o consumo de energia através de aplicativos. Através de IA é possível estudar as correntes de ventos para projetar e construir unidades que se favoreçam de iluminação e correntes de ventos naturais, diminuindo a necessidade de consumo elétrico.

Reaproveitamento da água da chuva através de sistemas inteligentes que captam, tratam e distribuem regularmente a água de acordo com a programação do seu sistema também já é realidade para muitos brasileiros. Num país onde os recursos naturais ainda são abundantes, poder aliar tecnologia arquitetônica a um pensamento sustentável se torna um trabalho relativamente mais fácil.

Sobre o autor

Daniele Neves é uma redatora com formação em jornalismo e administração, com anos de prática na área. Apaixonada por livros, filmes e documentários, ela traz uma paixão pela escrita e uma perspectiva única para cada projeto em que trabalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *