Arquitetura

Dicas para Escolher o Sofá Retrátil Ideal

Sofá Retrátil azul com uma moça sentada

Como costuma dizer o renomado arquiteto Maurício Arruda, sofá tem que ser aconchego e abraço. Mas, também podemos ter opções de ampliar sua área ou diminuí-la caso seja necessário, certo? A tendência é se utilizar de móveis com múltiplas funcionalidades, e que consigam otimizar seu espaço ao máximo.

Então se sua sala não comporta um sofá enorme durante a maior parte do tempo, mas ao receber família e amigos você precisa de mais assentos, ou até mesmo um espaço para um visitante noturno inesperado, os sofás retráteis são a solução perfeita para equilibrar área livre a maior parte do tempo, e filminho e pipoca nos momentos de folga!

Mecanismos retráteis: quais são os principais tipos de mecanismos e como funcionam

Os sofás retráteis possuem variações em seu modo de retração e extensão. Para ampliar e virar chaise ou mesmo uma quase cama king, foram criados mecanismos, que suportem o peso e a constância de movimentação sem causar nenhum dano ao móvel, ou minimizando o desgaste do abre e fecha.

Existem sofás retráteis que funcionam com mecanismo de encaixe que são mais simples, uma parte do estofado sob a outra. Outros porém se utilizam de roldanas, o que requer maior cuidado na hora de manipular para evitar danos precoces ao mecanismo, e aumentar a durabilidade do seu sofá retrátil. São as chamadas catracas.

Modelos de sofá retrátil

A maioria dos sofás desse tipo são também reclináveis, garantindo mais conforto para quem vai se deitar. Chegam a apresentar até cinco níveis de inclinação. Outros porém possuem almofadas para que possam ser retiradas e o sofá quando aberto se torne realmente uma cama.

São variados modelos, de dois, três e até quatro lugares. Tem formato L, e os em formato U para ambientes mais amplos. Os que só abrem uma parte do assento, e os que podem ser totalmente expansíveis.

O importante na escolha do sofá é pensar nas suas necessidades e no espaço que terá disponível para instalação do móvel.

Se busca um produto com maior durabilidade, tente levar em conta que tipo de função seu sofá retrátil terá na maior parte do tempo. Pense que quanto mais vezes utilizar a função expansão dos assentos, mais seu mecanismo será forçado. Então invista de acordo com sua necessidade e claro, possibilidades financeiras. 

Manutenção e cuidados: como limpar e preservar um sofá retrátil

Na hora de comprar um sofá é importante levar em conta o revestimento.

Que tipo de usuários terá o seu sofá? Você tem em casa crianças, pets?

Revestimentos bons são os que são de fácil limpeza e manutenção.

Não deixe de impermeabilizar seu estofado, caso o material permita.

Sofás de tecido são mais propensos a ficar com marcas de uso, ou de qualquer substância nele derramada. Faça higienizações frequentes, evitando assim o acúmulo de sujeira e ácaros. Fora que um sofá limpo, sem manchas dará outra aparência ao seu ambiente.

Sofás de couro precisam de hidratação com certa constância, pesquise sobre os melhores produtos e que causem menos impacto ao seu dia a dia.

Mas sempre é válido contratar gente especializada em limpeza e manutenção de sofás de tempos em tempos. Verificar o que o fabricante sugere te ajudará a tomar melhores decisões nesse sentido. Quando possível, faça um “check-up” no seu sofá retrátil. A durabilidade dele será maior, acredite.

Como acertar na Compra de um Sofá Retrátil

A primeira decisão a ser tomada deve levar em conta o número de assentos que serão necessários para acomodar sua família e amigos. 

A segunda, porém não menos importante questão, é o espaço disponível para o sofá.

Então não saia de casa sem ter todas as medidas em mãos.

A base quase sempre é feita de madeira, mas se quiser um sofá com maior durabilidade a densidade do revestimento e o peso que cada assento suportam são de grande valia.

Opte por sofás que suportem em cada assento cerca de oitenta quilos. 

Em compras pela internet, nem sempre os vendedores informam o número de assentos dos sofás retráteis. Então é bom saber que um sofá de dois lugares tem em média 2 metros de largura, fechado tem 0,90 de profundidade e aberto cerca de 1,30.

Os de três assentos chegam a 2,10 metros de largura, 1,20 de profundidade fechado e 1,80 aberto. Já os maiores de quatro lugares têm 2,50 de largura, 1,20 fechado e 1,80 aberto. E por aí vai. Peça informações se tiver qualquer dúvida com relação a capacidade de pessoas que seu novo sofá retrátil terá como acomodar. Não compre na dúvida.

Leve em conta o material utilizado na montagem do seu sofá novo. Para encostos e assentos confortáveis e com maior durabilidade, revestimentos com densidade da espuma  D28 e D33 são os mais indicados. Sendo a 33 mais firme, como a de um colchão.

Pesquise, negocie valores e formas de pagamento. Evite ao máximo uma compra por impulso sem saber de todas as informações necessárias, para não se aborrecer mais para frente.

Uma escolha consciente vai te deixar muito mais feliz e com muito menos problemas no futuro. Vamos começar a pesquisa? Boa sorte!

Sobre o autor

Daniele Neves é uma redatora com formação em jornalismo e administração, com anos de prática na área. Apaixonada por livros, filmes e documentários, ela traz uma paixão pela escrita e uma perspectiva única para cada projeto em que trabalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *