Chegar na sua casa ou mesmo na de alguém e encontrar tudo arrumado, no lugar, faz bem ao coração e a mente. Então não deixe de incluir na sua rotina, separar um horário diário para a organização da casa.
Existem as pessoas que encaram a limpeza e organização da casa como uma tarefa hercúlea, mas há quem tenha um planejamento ou mesmo uma lista de organização da casa pronta para quando chegar o momento. Mas o importante é saber que essa tarefa é um exercício diário. Físico e mental.
Deixar cada coisa no seu devido lugar, limpar seus pertences, encontrar uma forma de se planejar para organizar as tarefas de casa é um ritual que vai ajudar seu dia a dia, e deixar seu lar mais aconchegante. Por isso hoje vamos mostrar a vocês como manter a casa organizada sem que isso seja desgastante e complicado. Vamos lá!
O que é organização da casa?
A organização da casa consiste em manter limpos e no devido lugar seus objetos e itens, e tudo que for necessário ao seu dia a dia. Mas vai além disso. É uma tomada de consciência do que é preciso manter, onde deve ser guardado ou exposto, e deixar seu lar em ordem, para que sua mente consiga ficar em harmonia, sem excesso de informações ou poluição visual.
Organizar a casa é um grande exercício físico, e também mental. E pode se tornar uma atividade prazerosa quando é realizada de forma ordenada, de acordo com pequenas regras para auxiliar na manutenção e higiene de cada cômodo.
Mesmo que pela maior parte da vida você tenha sido uma pessoa desorganizada, é possível criar alguns macetes que podem transformar sua casa em um lugar prazeroso de estar, e que traga conforto e bem estar.
Crie um plano de organização
Para tornar possível e real a organização da sua casa, estabeleça algumas metas, que podem ser diárias, ou de acordo com seu tempo livre e a disposição física permitirem. Não torne essas tarefas em momentos de sofrimento. É se sabotar. Divida as tarefas em dias, períodos do dia, ou como ficar melhor de acordo com seus horários.
Para que seu lar esteja em ordem a ideia de desapegar do que não tem função ou está em duplicidade deve ser um lema. Se você não usou o objeto durante alguns meses ou anos, será que voltará a utilizá-lo? Isso vale para itens de decoração como cortinas, utilidades domésticas, roupas de cama, banho, mesa e vestuário. Não esqueça dos calçados. Desapegar do que não usa mais vai deixar sua casa mais fácil de organizar.
Depois é só elaborar uma espécie de rotina, como por exemplo começar a organização pelo seu cômodo preferido ou o que passa mais tempo. Se conseguir organizar e limpar um cômodo ou dois por dia, não ficará tão cansada e nem perderá muito tempo. Depois de iniciar esse processo, o hábito vai chegar e sua casa passará a ficar organizada em menos tempo e com menos esforço.
Outra questão importante é saber dividir e delegar tarefas. Se não mora sozinho, a organização deve ser compartilhada por todos, e isso inclui as crianças, que podem perfeitamente guardar brinquedos, material escolar e livros e revistas. Aprender a arrumar as coisas nos ambientes e locais corretos vai ensinar cada um a dar o devido valor à organização da casa.
Dicas práticas de organização da casa
A primeira dica, e talvez uma das mais eficazes, é: tome o seu tempo. Nada deve ser feito de maneira a trazer excesso de estresse ou cansaço, pois logo você desistirá do planejamento. Então vamos a algumas sugestões para auxiliar:
Utilize caixas ou cestos organizadores
Saber armazenar o que não precisa ficar exposto é importante, e para que isso se dê de maneira ordenada utilize caixas e cestos para ajudar a agrupar itens semelhantes. Como os brinquedos num cesto, documentos ou fotos em caixas, por exemplo. Identificar cestos e caixas poderá ser útil na hora de procurar seus pertences. Existem modelos de caixas transparentes que auxiliam a visualizar seu conteúdo rapidamente.
Invista em prateleiras e armários funcionais
Nichos e prateleiras possuem múltiplas funções. Podem ser decorativos e ainda armazenar livros, objetos de decoração, fotos, e num quarto ou banheiro, itens de uso pessoal. Armários com rodas, que possam ser deslocados, ou que além de guardar os produtos de limpeza tenham espaço para vassouras e rodos são muito práticos e úteis.
Mantenha apenas o necessário
Desapegar faz um bem enorme, para sua casa e para a alma. Se não usa, doe, venda, troque, mas não mantenha. Estabeleça um período para se desfazer das coisas. Por exemplo, se não usou durante um ano, será que vai usar novamente?
Rotinas diárias que facilitam a organização da casa
Insira aos poucos hábitos de organização e limpeza no seu dia a dia. Acordou, arrume sua cama. Comeu, lave e limpe a cozinha. Organize um cronograma com tarefa, e se possível, delegue tarefas para os outros moradores da casa, ou se reúna com eles e veja quem se adequa mais a cada uma delas, e por quais cômodos cada um deve se responsabilizar.
Estabeleça metas, para que a cada uma delas cumprida, a sensação de atingir seu objetivo se torne prazerosa. Outra ideia que pode ser valiosa é separar um tempo para isso. Incluir um horário específico na sua rotina para cuidar tanto da organização quanto da limpeza do seu lar.
Não procrastine, evite adiar para não cumular as tarefas. Os primeiros passos são os mais complicados se você não tiver o hábito de limpar e organizar com frequência, mas com o progresso, você com certeza vai se acostumar e desfrutar de uma casa mais arrumada e limpa.
Benefícios de uma casa organizada
Imagine receber a família ou amigos em sua casa e eles se depararem com um local totalmente desorganizado. Suas coisas fora do lugar, pia cheia de louça, e para completar, o lugar ainda está sujo. Você gostaria de ser recebida assim? Gostaria de viver num ambiente assim?
Uma casa organizada e limpa reflete a personalidade de quem mora nela. Cuidar dessas duas tarefas faz bem ao seu corpo, pois é uma atividade física. E, o ato de manter a organização e limpeza faz bem a mente também. Locais com acúmulo de coisas, ou sujeira causam um caos interior. Lares bagunçados são responsáveis por doenças alérgicas, estresse, ansiedade e mal estar.
Excesso de informação pode distrair você, te fazer perder o foco nas tarefas. Sua casa deve ser seu santuário, com plantas fazendo assim, um local de relaxamento, descanso e bons hábitos. Seu sono melhora, seu humor também. A produtividade melhora em ambientes organizados, e sua mente deixa de ficar sobrecarregada com muitas informações. A organização é um processo contínuo, exigindo dedicação e disciplina, mas muito importante para manter sua saúde física e mental.