Mesmo para quem mora nas grandes cidades ter um pouco de plantas no apartamento é uma delícia.
Durante a pandemia essa onda de plantas nos apartamentos se alastrou de tal forma que surgiram muitos pais de plantas e hortas caseiras. E a sensação de plantar, cuidar, colher é tão boa, que ela persiste, segue firme, com cada vez mais interessados que buscam informações que ajudem na hora de escolher, comprar, cultivar e os cuidados necessários com as suas plantas.
Para que você possa aprender ou adquirir um pouco mais de informações, montamos esse texto, com dicas de plantas e com que ambientes combinam, como decorar sua casa com elas, os benefícios de ter uma área verde dentro de casa e que cuidados tomar.
Dicas de como usar as plantas na decoração do apartamento
Para quem mora em uma casa com jardim – que sonho – a possibilidade de ter variadas plantas e até árvores é incrível! Porém essa não é a realidade da maior parte das pessoas.
Mas não é por isso que vamos deixar de ter nossas plantinhas, certo?
O importante é analisar em que lugares você poderá acomodá-las e que tipo de plantas se dão bem com os locais escolhidos.
Podem ser vasos no chão, pendentes do teto, até de prateleiras mais altas, criar jardineiras, mini hortas, enfim, são muitas as possibilidades, e por isso vamos contar um pouco mais sobre qual tipo de planta vai combinar melhor com os ambientes e de acordo com iluminação. Algumas plantas inclusive, se adaptam tanto ao sol, como à sombra, desde que haja alguma iluminação.
Plantas para apartamento que gostam de sol
- Tradescantia (Tradescantia zebrina purpusii)
- Clorofito (Chlorophytum comosum)
- Luca (Luca Elefante)
- Costela de Adão
- Camélia
Espécies de plantas para apartamento que gostam de lugares sombreados
- Dracena de Madagascar
- Jibóia (Epipremnum pinnatum)
- Tradescantia (Tradescantia zebrina purpusii)
- Begônia-rex
- Caládio (Caladium bicolor)
- Begônia Maculata
- Palmeira Ráfia
- Bromélia
- Samambaia
Melhores plantas para decorar a varanda
- Espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata, planta tóxica)
- Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica, planta tóxica)
- Raphia (Raphis)
- Pleomele (Dracaena)
- Cactus
Plantinhas que convivem bem na cozinha
- Rosa de Pedra (suculenta)
- Cactus
- Peperômia
- Palmeira Leque
- Pacová
- Além de hortaliças, ervas e temperos.
Plantas na decoração do banheiro
O banheiro é um ambiente com algumas questões a serem consideradas antes de escolher o tipo de planta que se adequa melhor a ele. Precisamos pensar na questão da iluminação, da ventilação, e levar em conta que quando tomamos banho quente, o vapor se condensa, então nesse ambiente em especial, existem plantas mais específicas, que suportarão melhor essa umidade.
Citamos como exemplos de plantas que costumam se adaptar ao banheiro as suculentas, que possuem diversos tipos como a Rosa de Pedra, Cactus, Planta Jade, entre muitas outras mil espécies.
Palmeira–bambu (Chamaedorea elegans), Zamioculca, Lírio da Paz também podem ser cultivadas em banheiros, desde que haja um pouco de iluminação.
Conheça os benefícios de ter plantas dentro do apartamento
Nesse tópico vamos primeiro fazer um alerta, já que algumas plantas podem causar alergias, ou ser “venenosas” para pets, provocando vômitos e mal estar, a dama da noite (Cestrum nocturnum por exemplo, se colocada num ambiente sem a ventilação adequada pode causar dor de cabeça e avançar até a rinite.
Passado esse ponto, vamos aos benefícios de ter plantas dentro do seu lar. São variados na verdade, já que além de servirem muito bem como itens decorativos, podem oferecer insumos frescos, como árvores frutíferas (existem diversos tamanhos) e hortas. Imagine preparar um molho pesto com manjericão fresco e orgânico? Ou usar folhas da sua horta, com melhor procedência impossível, para fazer suas saladas? Um luxo, que só quem cultiva pode ter. E é de conhecimento geral que plantas filtram o ar, deixando sua qualidade melhor (lembrem que a Amazônia é o pulmão do mundo!) e pode diminuir a incidência de sol na sua casa, tornando seu ambiente mais fresco.
Saiba também que apreciar o verde e mexer na terra são situações que têm poderes terapêuticos, fazem bem para a alma, e a energia muda.
Um guia de como deixar suas plantas bonitas e saudáveis
Plantas são tão fáceis de agradar, de verdade! Precisam mesmo é das doses certas de luz e água, e de terra boa, adubo e muito carinho. Elas vão retribuir, acredite!
Procure sempre comprar suas plantas de acordo com o ambiente que ficarão, isso é crucial.
Plantas sensíveis ao sol jamais darão certo numa varanda ou lugar descoberto, assim como as que precisam dele não ficarão bem em ambientes fechados, sem incidência solar.
Você pode fazer se basear na nossa listinha acima, pesquisar na internet, ou no local onde vai comprar suas plantinhas, conversar com quem lá trabalha, já que normalmente eles poderão oferecer o conhecimento na íntegra, já que convivem com os mais diversos tipos de plantas.
Outro fator importante é comprar um vaso ou recipiente que se adeque ao tamanho e possível crescimento da planta, ou assim que ela crescer e seu espaço se tornar cerceado, pode morrer. Se estiver num furo, verifique se não tem excesso de água para não apodrecer as raízes. Nunca, jamais, de modo algum, podemos permitir água parada nos pratinhos para evitar a proliferação de larvas de mosquitos, então o ideal é, caso use pratos para conter a água que sobra da rega, por neles areia ou mesmo terra, para que absorvam e evitem água limpa e parada.
Também devemos levar em conta o tempo disponível que teremos para cuidar das plantas antes de trazê-las para casa. Se você viaja muito, não pode ter plantas que exijam rega diária.
Então o importante é saber qual o melhor tipo de planta se adequa a sua realidade, já que cada uma delas precisa de um tipo diferente de cuidado. Mas tenha certeza, por mais corrida que seja a vida, existem plantas para todos, e elas farão diferença na sua vida.