Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas em relação a como viajar com cachorro, principalmente porque existem algumas regras. Mas o mais importante aqui é que seu cachorro não fique estressado e tenha tranquilidade e segurança durante a viagem.

É claro que tudo fica mais fácil quando o cachorro é pequeno, pois até numa bolsa você pode carregá-lo. Mas aí talvez você se pergunte: o meu cão é grande, será que ele nunca vai viajar comigo?

Pode sim, mas é preciso atender a determinadas exigências, seja para uma viagem de ônibus ou de avião.

E é justamente isso que você vai saber aqui: tudo o que deve providenciar antes da viagem com o seu pet. Quais os documentos necessários, como fazer esse transporte e muito mais!

Como viajar com cachorro

A primeira coisa que você precisa saber como viajar com cachorro é que deve planejar tudo com bastante antecedência, principalmente em relação às documentações necessárias.

Por exemplo, se a sua viagem é para os Estados Unidos, basta a carteira de vacinação (com a antirrábica) em dia e o atestado do veterinário. Já para a Europa, a burocracia é um pouco maior, pois toda a documentação pode levar até 5 meses para ficar pronta.

Por isso que é importante você fazer as coisas com bastante antecedência. Se deixar tudo para última hora, corre o risco de não conseguir a autorização.

Como viajar com cachorro de avião

Se você está planejando uma viagem, o ideal é se informar com bastante antecedência como viajar com cachorro de avião. Isso porque as exigências variam conforme a companhia aérea.

Por exemplo, dependendo do tamanho do seu cachorro, algumas empresas autorizam a viagem do cão junto com você, desde que esteja na caixa de transporte. E por falar em caixa de transporte, os veterinários recomendam que o tamanho permita que o animal dê uma volta ao redor de si.

E caso o seu cachorro não esteja acostumado em ser transportado em caixa, vale a pena fazer com que ele já vá se habituando. 

Veja algumas dicas para te ajudar a viajar com seu cão de avião:

Só lembrando que algumas companhias aéreas exigem a sedação do cão. Por isso, converse com seu veterinário antes sobre essa possibilidade. 

Vamos citar aqui uma raça, por exemplo, o Pug. São cães doces e amigáveis e não apresentam nenhum problema em viagens de avião. Caso queira saber mais sobre o Pug, esse cão encantador, você pode acessar o site Tudo Sobre Pugs, la você vai encontrar desde a origem da raca, rações, ate fotos engraçadas.

Como viajar com cachorro de ônibus

Agora, como viajar com cachorro de ônibus?

Assim como em uma viagem de avião, é obrigatória a apresentação do atestado do veterinário, informando principalmente que as vacinas estão em dia e que o cão está saudável para viajar.

Dependendo da empresa, é possível que o cachorro possa viajar no banco ao seu lado. Mas para isso, será cobrada uma passagem. 

O ideal é tirar todas as suas dúvidas com antecedência, pois assim você já pode ir se organizando. Por exemplo, geralmente, só é permitido o transporte de dois animais por viagem. É justamente por isso que você deve comprar a passagem o mais cedo possível.

Lembrando que a caixa de transporte é item obrigatório. Assim, seu cachorro fará todo o percurso com segurança e tranquilidade.

O que precisa para viajar com cachorro

Independentemente se a viagem for de ônibus ou avião, é fundamental que você saiba tudo sobre como viajar com cachorro. Dependendo da empresa, são exigidos alguns documentos e além disso, você não deve se esquecer de algumas coisas.

Separamos aqui uma lista dos principais itens para se viajar com cachorro: 

Isso é indispensável! 

Talvez seu animal de estimação goste de dormir com um cobertor ou uma mantinha. Então, para que ele fique mais tranquilo e se sinta mais seguro durante a viagem, leve tudo o que ele mais gosta. 

Pense que aquele ambiente não é dele, e tudo o que você puder fazer para acalmá-lo, fará com que a viagem aconteça da melhor forma possível!

Será que vale a pena levar meu cachorro para viajar?

Isso depende de cada pessoa, especialmente se você for do tipo que não consegue ficar muito tempo longe do seu cão. Mas tenha em mente que, dependendo da viagem, pode ser bastante cansativo para ele. 

Além disso, é preciso saber, no caso de viagens para o exterior e dependendo onde você for ficar, se aceitam cães ou não. A dica aqui é alugar uma casa, pois assim você pode fazer os seus programas e deixar o cachorro em casa.

Vale a pena se informar como funciona cada país. Você sabia que, por exemplo, na Alemanha, você pode entrar com seu cachorro em qualquer lugar? Assim, não terá problema algum levá-lo para todos os lugares.

No caso de viagens de ônibus, se for muito longa, pense se não valeria mais a pena deixar seu cachorro em um hotel ou na casa de familiares. Por mais que você queira levá-lo junto, pense também em como seu cão pode ficar nervoso e estressado. 

Se você estiver pensando em passar poucos dias fora, o melhor mesmo é não levar o cachorro. O animal precisa de um tempo de adaptação e isso será muito difícil em um tempo muito curto.

Uma outra coisa que você precisa avaliar muito bem é que uma viagem pode ser prazerosa para você, mas não para o seu cão. O que adianta saber como viajar com cachorro, providenciar tudo direitinho e deixar seu cachorro ansioso e nervoso?

Mais uma vez, pense com muito carinho primeiro no seu cão, em como ele pode se sentir, para depois sim planejar uma viagem. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *