Minha viagem a San Fracisco (EUA) para aprender a fazer pães de fermentação natural

Minha viagem a San Fracisco (EUA) para aprender a fazer pães de fermentação natural

Desde pequena sou fascinada por pães. Seu sabor, sua textura, os diferentes tipos desse alimento existentes me faziam passar horas na padaria, apenas contemplando cada um deles que estavam à venda. 

E, também, ser bastante xingada por quem estava na minha frente, afinal eu demorava tanto admirando as vitrines que, quando chegava minha vez, não sabia exatamente o que comprar. Queria tudo. 

Fui crescendo com esse amor pelos pães e, quando me tornei adulta, depois de uma faculdade concluída e alguns anos trabalhando na profissional em que me formei, reconheci que não estava feliz ali e resolvi mudar. 

Abracei completamente meu amor pela panificação e decidi, então, fazer um curso de panificação. Aqui, no Brasil, encontrei várias escolas que me deram uma boa formação, mas decidi que queria o melhor. 

Foi então que embarquei em um avião rumo a San Francisco, Estados, Unidos, para estudar na San Francisco Baking Institute, a melhor instituição para aprender sobre pão e fermentação do mundo.

viagem-san-francisco

Cursos oferecidos na San Francisco Baking Institute 

Cursos oferecidos na San Francisco Baking Institute 

Na San Francisco Baking Institute é possível aprender a fundo como preparar o pão de forma artesanal, desde os primeiros detalhes até que a massa fique pronta para ir ao forno e o alimento esteja ali, em sua mesa. 

Nesse curso de pão é possível escolher frequentar um workshop de cinco dias, divididos em módulos. 

No primeiro módulo são ensinados os detalhes da mistura, fermentação, como modelar de diversas formas e assar o pão da maneira correta. Por ser um curso introdutório, aqui é ensinado também a relação matemática para cada ingrediente, como selecionar cada um deles e seus efeitos para a fermentação da massa. 

Já o segundo módulo combina as habilidades ensinadas no módulo anterior e aprofunda os conhecimentos, ensinando novas técnicas de fermentação e como elas podem alterar o sabor e a aparência do pão. 

O curso de pão em São Francisco ensina, ainda, a desenvolver o próprio fermento e como maximizar a qualidade de seu pão. 

Há um módulo, também, que ensina como trabalhar com os diferentes tipos de farinha, explorando as mais variadas técnicas de fermentação, usando inclusive habilidades para que o seu pão tenha um sabor único, graças a conhecimentos que podem retardar a fermentação sem prejudicar o resultado final. 

curso-de-pao

Enfim, neste curso é possível encontrar tudo o que você busca para se tornar o melhor padeiro. E foi ali que adquiri todo o conhecimento que precisava para abrir meu próprio negócio. Fiz também , logo na volta, o curso de panificação online da Madre Pães Artesanais que me ajudou demais .

Como a volta para casa foi de sonho a pesadelo

Mas, para isso, eu precisava voltar ao Brasil, foi quando meu pesadelo começou. Um problema em um voo me deixou presa por mais de um dia no aeroporto. 

Com esse atraso, a viagem que deveria demorar apenas algumas horas se arrastou por dois dias. Tive inúmeros compromissos cancelados, prejuízo financeiro, sem contar no estresse que passei no aeroporto. 

Ao retornar, mesmo com os pedidos de desculpas da companhia aérea pelo imprevisto, decidi processar a empresa, para recuperar ao menos parte de meu prejuízo financeiro. 

O resultado foi positivo, assim como o do curso, mas espero nunca mais passar pela experiência de ter meu voo cancelado. Só quero fazer pães!

Deixe uma resposta

Fechar Menu