Melhores Pontos Turísticos de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil, abrange uma série de cidades que parecem ter parado no tempo, por sua tradição histórica. Nesses lugares, a culinária é peculiar e surpreendente, e a riqueza cultural é impressionante.

Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Diamantina e Mariana são conhecidas por seus monumentos e obras históricas. Você pode chegar de avião à capital Belo Horizonte e, de lá, seguir para estas e outras várias cidades, planejando com antecedência quanto tempo você vai ficar em cada uma delas.

Belo Horizonte

A capital de Minas Gerais abriga o Circuito da Liberdade, aberto em 2010 e já reconhecido como um importante lugar de cultura no país. Dentro de uma área histórica de Belo Horizonte, é formado por 14 instituições, entre museus, centros culturais e de formação que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico. A beleza e a arquitetura dos edifícios são um convite à cultura.

Ouro Preto

Os destinos históricos em Minas Gerais são conhecidos por suas ruas íngremes, praças e ruas de pedra. Em Ouro Preto, os lugares mais recomendados para visitar são o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e a Igreja São Francisco de Assis, em um passeio pela história da Inconfidência Mineira. Veja também várias belas obras locais do famoso artista Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.

Você tem a opção de fazer um passeio de trem a vapor, que leva cerca de uma hora até a próxima cidade, Mariana. A vista é linda e a ferrovia oferece boas condições, incluindo visitas a antigas estações da época do Império.

Mariana

Para quem gosta de festas católicas, passar feriados como Semana Santa ou Corpus Christi em uma das cidades históricas de Minas pode ser uma grande programação. Massas e procissões especiais à moda antiga não são raras, com o caminho sendo iluminado apenas pelas velas dos crentes, sem falar nos tapetes coloridos de serradura.

Em Mariana, visite a bela Catedral da Sé Basílica, cuja atração especial é um órgão alemão de 1701 com 1039 tubos. Depois, você pode visitar a Praça de Minas Gerais e ficar maravilhado com as belas igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo.

Tiradentes

Esta é outra cidade que você tem que conhecer. Tiradentes tornou-se um destino obrigatório para quem viaja para Minas desde que as novelas baseadas em velhos tempos começaram a ser gravadas lá e, na verdade, parece uma cidade cênica, pois é realmente linda. É uma cidade bem preparada para receber visitantes e ideal para aqueles que querem descansar e comer bem.

Lá se aproveita a oportunidade para curtir o centro da cidade. Fundada em 1702, esta cidade está repleta de atrações turísticas: Igreja Matriz de Santo Antônio, Museu de Sant’Ana, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Igreja de São Francisco de Paula. Se você quer curtir a vista e a arquitetura urbana, vale a pena experimentar o carrinho de duas rodas.

São João Del Rei

Uma cidade histórica e inesquecível. Uma boa opção é chegar lá de trem a vapor, num passeio que percorre 13 km de Tiradentes, margeando o Rio das Mortes e revelando a Serra de São José. O trem só circula nos finais de semana e também pode ser tomado na direção oposta.

Um lugar imperdível em São João Del Rei é a Igreja São Francisco de Assis, que tem o título de primeira na arte barroca do país e a única na cidade desenhada por Aleijadinho.

Diamantina

Esta parte de Minas Gerais é conhecida por suas pedras preciosas, pois a região sempre teve potencial para mineração. Mas também ganhou fama por suas personalidades, como Chica da Silva, uma escrava que casou com um empreiteiro português, e Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília, capital do país.

Diamantina foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999 e possui riqueza arquitetônica como igrejas barrocas e mansões coloniais em suas charmosas ruas de pedra.

Espero que tenham gostado. Caso queria conhecer mais sobre a cidade, confira nosso trabalho de pousadas na Serra do Cipó.

Um grande abraço

Deixe uma resposta

Fechar Menu